A inflação homóloga na Zona Euro desceu para os 3,3 por cento em Abril, com Portugal a conseguir seguir a tendência. O Eurostat indicou ainda que o crescimento da Zona Euro acelerou em 0,7 por cento no primeiro trimestre de 2008.
A inflação homóloga na Zona Euro desceu para os 3,3 por cento em Abril, após o recorde de Março de 3,6 por cento, indicou uma segunda estimativa do Eurostat, que confirmou a primeira publicada há duas semanas.
Segundo o gabinete de estatísticas das Comunidades Europeias, a taxa de inflação no conjunto dos 27 Estados-membros da União Europeia é agora de 3,6 por cento, contra os 3,8 por cento de Março.
Portugal seguiu a tendência de queda da inflação na Europa, ao conseguir reduzir a sua taxa para 2,5 por cento, menos 0,6 pontos que em Março.
Com este resultado, Portugal conseguiu ser assim o segundo país com menos taxa de inflação, sendo apenas superado neste particular pela Holanda, que registou uma taxa de 1,7 por cento.
Por outro lado, a Letónia foi o país da União Europeia com maior taxa de inflação com 17,4, seguido da Bulgária com 13,4 e da Lituânia com 11.9.
O Eurostat indicou ainda que o crescimento na Zona Euro acelerou para 0,7 por cento no primeiro trimestre de 2008 face ao crescimento de 0,4 por cento no último trimestre.