vida

Brisa estreia novo sistema de cobrança de portagem

A Brisa vai estrear um novo sistema de cobrança de portagens na A17, cujo último troço vai ser inaugurado sete sábado. O sistema consiste na possibilidade de pagamento com meodas, notas e Multibanco sem a ajuda de um portageiro.

A Brisa estreia um novo sistema de cobrança de portagens na A17, cujo troço final é inaugurado este sábado, o que possibilitará a ligação directa por auto-estrada entre Lisboa e a Figueira da Foz.

Este novo sistema consiste no pagamento sem o auxílio do portageiro e que consiste num equipamento embutido nas cabines de portagem, onde o condutor pode realizar o pagamento através de moedas, notas ou Multibanco.

A máquina onde se faz o pagamento detecta automaticamente a classe do veículo e pede o ticket ao condutor.

Em declarações à TSF, o director de Inovação da Brisa explicou que o sistema permite ao condutor que não tenha meios de pagamento na altura em que passa pela portagem poder pagar mais tarde.

«Ele comunica que não tem meios de pagamento e o operador emite-lhe um recibo que tem um código de barras e tem a informação necessária para a pessoa poder fazer o pagamento numa caixa ATM ou em qualquer área da Via Verde», explicou Sales Gomes.

Segundo este responsável, caso existam dificuldades, o condutor poderá falar com um funcionário através de um intercomunicador.

Por outro lado, para os condutores que tenham Via Verde, a passagem é feita por debaixo de uns pórticos sem a necessidade de redução de velocidade e passagem pela praça de portagem.

Este último troço que liga a Marinha Grande a Mira possui uma extensão de cerca de 60 quilómetros e será inaugurado este sábado com a presença do primeiro-ministro José Sócrates e o ministro das Obras Públicas, Mário Lino.