vida

Autoridades localizam navio sequestrado com português

As forças de segurança nigerianas localizaram um navio sequestrado, onde se encontravam onze homens funcionários de uma subsidiária da Chevron, entre os quais um português e um ucraniano, e estudam uma operação para os libertar.

«Localizámos o navio e estamos a ultimar a nossa estratégia para libertar os reféns, os 11 membros da tripulação», declarou um responsável das forças de segurança a coberto do anonimato.

Os 11 reféns são um português, um ucraniano e nove nigerianos.

O português, de 42 anos, é natural de Leça da Palmeira, Porto, mas reside em Lagos, Algarve.

Os 11 homens foram sequestrados terça-feira quando o seu navio, o Lourdes Tide, foi atacado entre Port Harcourt, no Estado de Rios, e Escravos, no Sul da Nigéria.

O Lourdes Tide fazia a rota entre Onne (Estado dos Rios) e Escravos (Estado do Delta) quando foi atacado. Nenhum grupo reivindicou ainda este ataque.

Uma operação inicialmente prevista para libertar os reféns acabou por ser abandonada a conselho da companhia petrolífera norte-americana Chevron, acrescentou o responsável nigeriano, que não indicou se as forças de segurança estavam em contacto com os sequestradores.

A Chevron Nigéria Lda. confirmou o desvio do navio e garantiu que está a fazer todos os esforços para libertar os 11 funcionários sequestrados.