vida

Governo está a trabalhar para melhor articulação

A ministra da Educação disse, no Fórum TSF desta terça-feira, que o Governo está a trabalhar para conseguir uma melhorar articulação entre o primeiro e segundo ciclos. Maria de Lurdes Rodrigues recusou, no entanto, que essa articulação passe necessariamente por uma fusão.

A ministra da Educação disse, esta terça-feira, no Fórum TSF, que o Governo está a trabalhar para conseguir uma melhorar articulação entre o primeiro e segundo ciclos do ensino básico, a fim de «mitigar os efeitos de transições bruscas».

Questionada pela TSF sobre a fusão entre os dois ciclos, proposta pela Comissão Nacional de Educação (CNE), Maria de Lurdes Rodrigues frisou que essa hipótese está «em cima da mesa», a par de outras.

«Aquilo que é consensual é que é necessário promover a articulação entre o primeiro e o segundo ciclo. Há muitas formas possíveis de o fazer», disse, frisando que o Governo tem estado a trabalhar em várias frentes nesse sentido.

A ministra exemplificou várias medidas que o Executivo tem levado a cabo para «melhorar a articulação entre o primeiro o segundo ciclo», como o «encerramento de escolas isoladas, a criação de novos centros escolares» ou a «introdução do inglês no primeiro ciclo».

«Ainda antes de se poder falar numa hipotética fusão, há muito trabalho que pode ser feito e é esse trabalho que o Ministério da Educação tem vindo a promover», reforçou.