Lusa

Ana Filomena Amaral apresenta no Brasil romance "O Diretor"

A escritora Ana Filomena Amaral apresenta na próxima semana, no Brasil, o seu romance "O Diretor", primeiro volume da trilogia "Mãe Nossa", dedicada ao planeta Terra e aos problemas ambientais.

Em declarações à agência Lusa, Ana Filomena Amaral afirmou estar "expectante" relativamente a esta sua primeira presença no Brasil, onde em 2015 ganhou o Prémio Internacional "Cidade de Araçatuba", no estado de S. Paulo, com o conto "Mulheres de Água", uma abordagem ao sofrimento das mulheres em todas as circunstâncias de crise.

"Curiosamente, sei que o romance já despertou o interesse dos círculos literários, tendo sido já contactada por críticos brasileiros", disse a autora.

No dia 27 de março, na Casa de Portugal, em S. Paulo, Ana Filomena Amaral apresenta a palestra "A literatura em palavras de Terra, Água, Ar e Fogo", seguindo-se a apresentação, pela investigadora Sónia Freitas, do romance "O Diretor".

No dia 03 de abril, a obra é apresentada por Sónia Freitas no Centro Cultural da cidade portuária de Santos, a cerca de 80 quilómetros a sul de S. Paulo, seguindo-se um encontro da escritora portuguesa com leitores.

O enredo de "O Diretor" parte do épico sumério de Gilgamesh, "adaptado à realidade atual, sendo abordados problemas contemporâneos, desde a destruição dos oceanos, ao genocídio dos arménios, à corrupção ao mais alto nível e à ganância predadora que ameaça o planeta, passando pela situação dos refugiados sírios, na perspetiva do que a Humanidade quer para o futuro e de que forma está a comprometê-lo", disse a autora.

O romance "O Diretor" é apresentado no Brasil, antes de ser publicado em Portugal, estando prevista a sua edição no Festival Literário Internacional do Interior - Palavras de Fogo, que decorrerá de 15 a 19 de junho.

O festival com sede na Lousã, no distrito de Coimbra, inclui ainda os municípios de Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Sertã, Tábua e Vila Nova de Poiares. Neste festival, o romance será apresentado pela bióloga e escritora Clara Pinto Correia.

A trilogia "Mãe Nossa", dedicada à Terra, que se inicia com "O Diretor", tem previsto os títulos "Gelos" e "Desertos".

Ana Filomena Amaral, que em 2014 celebrou 25 anos de carreira literária, é autora de 11 livros, entre ficção e investigação histórica. Recentemente, publicou nos Estados Unidos, "Vaulted Home. Those who cheated death", a versão em inglês do romance "A Casa da Sorte".

O seu anterior romance, "O Cassador de Muros", publicado em outubro de 2014, é um "alerta para os muros que roubaram o futuro de gerações", segundo a autora, e no âmbito do projeto europeu "Participação dos refugiados na vida social" foi traduzido para turco, neerlandês, italiano, inglês e norueguês. No próximo ano está prevista a edição em russo.

Entre as suas obras refira-se, na área de ficção, "Uma Porta Abria-se a Fogo" (1989), "O Segredo do Cavalo Marinho" (1995), "A coroa de Góis" (2007) e, na área de ensaio, "Avintes na Margem Esquerda do Douro" (1993), "Góis entre o Rio e a Montanha" (1997) e "Maria de Lourdes Pintasilgo -- Os anos da Juventude Universitária Católica Feminina" (2009).

Lusa