Artes

Película de Miguel Gomes recebe aplausos da crítica

Festival de Cannes Direitos Reservados

«Aquele querido mês de Agosto», de Miguel Gomes, foi apresentado, na quarta-feira, no Festival de Cannes, com a crítica a receber bem a segunda película deste realizador português. O dia ficou marcado ainda pela apresentação de «Che», de Steven Soderbergh.

A segunda longa-metragem de Miguel Gomes foi apresentada, na quarta-feira, no Festival de Cinema de Cannes, uma apresentação que mereceu aplausos por parte da crítica francesa.

«Aquele querido mês de Agosto», que vai estrear nas salas de cinema de Paris antes de ser apresentado nas salas portuguesas, cruza ficção e documentário ao falar sobre as festas de Verão nas Beiras.

O único filme português na Quinzena dos Realizadores deste certame segue um agrupamento musical durante estas festas fazendo um retrato etnográfico de Portugal ao som de canções de Marante, Tony Carreira e Diapasão.

O dia ficou ainda marcado pela apresentação de «Che», de Steven Soderbergh, numa versão única de duas películas numa com um tempo de apresentação a rondar as 4:30 horas com um lanche pelo meio.

Esta película, integrada na selecção oficial do festival e um dos grandes candidatos à Palma d’Ouro, começou com a apresentação da «Argentine» e depois com a segunda parte denominada «Guerrilha», ambas sobre a vida de morte de Che Guevara.

«Che», que conta com as participações de Benício del Toro e de Joaquim de Oliveira, que faz o papel de presidente da Bolívia, só será visto neste formato de duas películas numa no certame de Cannes.