No Fórum TSF, os partidos avaliaram as conclusões do relatório da Comissão Técnica Independente, com destaque para a lei da limpeza da floresta e os problemas na contratação de meios aéreos.
O PS queixa-se de uma leitura parcial do relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de outubro. No Fórum TSF, o deputado socialista José Miguel Medeiros pediu seriedade.
Para o deputado do PS, não é possível generalizar a observação dos peritos de que algumas medidas do Governo, no que respeita à limpeza dos terrenos, não têm fundamentação técnica.
Perante o relatório, PSD afirma que o Governo não tem desculpas para não agir. O deputado Carlos Peixoto defende que o documento comprova que houve desleixo da parte do executivo. O social-democrata disse, no Fórum TSF, não entender como é que o concurso para os meios aéreos ainda não está concluído e alega que se trata de mais uma prova da desorientação do Governo.
Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, defendeu, no Fórum TSF, as medidas já tomadas pelo Governo para prevenir os incêndios. Em relação aos meios aéreos para combate ao fogo, o Bloco considera que o importante é que estejam disponíveis para ser usados quando forem precisos.
Também no Fórum TSF, o PCP insistiu que o fundamental é dar prioridade ao ordenamento do território. O deputado João Dias acusou o Governo de querer atirar a responsabilidade para cima de outros, com campanhas de intimidação.
Em declarações aos jornalistas, esta manhã, em Vale de Cambra, a líder do CDS fez uma avaliação muito negativa da forma como o Governo lidou com os incêndios, perante o relatório da Comissão Técnica Independente. Assunção Cristas acusa o executivo de António Costa de nada ter aprendido com o passado recente.