Igreja Mundial do Poder de Deus juntou oito concorrentes num concurso tipo Big Brother mas onde não há intrigas nem, muito menos, namoros de circunstância.
Esqueça insultos, calúnias, intrigas ou puxões de cabelos. Muito menos beijos, carícias e sexo debaixo dos colchões. No "Extreme With God", reality show organizado pela Igreja Mundial do Poder de Deus e transmitido pelo canal online do culto, não há nada disso. Os oito concorrentes, seis homens e duas mulheres, quase todos pastores da igreja ou cantores gospel, têm desafios mais cristãos, como pescar no rio e tentar sobreviver com mantimentos condicionados. Tudo enquanto louvam a Deus.
Foi Raquel Santiago, filha do apóstolo Valdomiro Santiago, líder da igreja que costuma usar chapéu de cowboy e rogar pragas a quem o critica, a idealizadora do projeto. Uma espécie de Big Brother - mas sem nada a ver. "Não há nada aqui que a criança não possa assistir, que constranja um casal em frente à televisão", disse Raquel à imprensa.
With God" serve para os concorrentes - todos casados e supostamente bem casados - testarem os seus limites sempre com Deus na lembrança. A prova disso passou-se numa competição em que metade dos concorrentes, uma equipa, venceu a outra metade, outra equipa, mas abdicou do prémio, uma pizza bem quentinha. A produção teve até de intervir, citando a Bíblia: "Gente, não vamos esquecer que isto é uma competição e ela está na Bíblia, quando mais é dado, mais é cobrado", afirmou Raquel, citando livremente o Evangelho de São Lucas.
O prémio para o vencedor é de 10 mil reais, cerca de 2500 euros.
O correspondente da TSF no Brasil, João Almeida Moreira, assina todas as quintas-feiras no site da Rádio a crónica Acontece no Brasil.