Política

PSD quer que Governo proíba entrada de Santa Casa no Montepio

Lisboa 30/11/2012 - Fachada do Banco Montepio.(Sarah Costa / Global Imagens) Sarah Costa/GLOBAL IMAGENS

Na TSF, o deputado do PSD Adão e Silva anunciou que vai recomendar ao Governo a proibição da entrada da Santa Casa da Misericórdia no capital do Montepio.

O PSD quer explicações do Governo e vai entregar no parlamento uma recomendação solicitando ao executivo que proíba a entrada da Santa Casa da Misericórdia no capital social da Caixa Económica Montepio Geral.

No Fórum TSF, o deputado social-democrata Adão Silva disse, esta sexta-feira, que a entrada da Santa Casa no montepio é um assunto sobre o qual o PSD é intransigente.

"Hoje mesmo entregaremos na mesa do parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo que proíba a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa de fazer investimentos financeiros nos bancos, em geral e, no caso vertente, no Montepio Geral"

"Sobre esta matéria, não transigimos. É uma questão de valores essenciais que presidiram à constituição, há mais de 500, anos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e estão a ser gravemente adulterados"

No Fórum TSF, o deputado do PS João Galamba respondeu acusando o PSD de irresponsabilidade. O socialista considera que o pedido dos sociais-democratas não pode ser atendido e que vai contra as regras da Santa Casa da Misericórdia.

"Isso parece-me violar a autonomia da Santa Casa", disse João Galamba. "A Santa Casa tem órgãos próprios que têm responsabilidade pela questão dos ativos da instituição e não me parece que a tutela possa decidir (...), dentro da lei e dos estatutos da instituição, os destinos das disponibilidades financeiras investidas pela Santa Casa", defendeu.