Ainda não se sabe ao certo onde e quando vão cair os detritos da estação espacial chinesa.
A estação espacial chinesa Tiangong-1 está a progredir mais lentamente do que o previsto e só deverá entrar na atmosfera terrestre entre domingo à tarde e segunda-feira de manhã.
A nova janela de tempo para a queda da estação espacial chinesa situa-se agora entre as 13h00 de domingo (horário de Lisboa) e as 12h00 de segunda-feira, mantendo-se a incerteza sobre onde os detritos vão cair.
A Tiangong-1 foi colocada em órbita em setembro de 2011 e estava programada para fazer uma entrada controlada na atmosfera. Porém, deixou de funcionar em março de 2016, o que motiva preocupação para uma eventual queda descontrolada.
Com com mais de 10 metros de comprimento e oito toneladas, espera-se que a estação atinja a atmosfera a uma velocidade superior a 26 mil quilómetros por hora.
Segundo a Agência Espacial Europeia, Portugal situa-se numa das zonas de maior probabilidade de impacto. Rui Moura, professor do instituto geofísico da Universidade do Porto, esclareceu as dúvidas levantadas pela queda da Tiangong-1, em declarações à TSF.