Arte

Raparigas de Gaza, Sonham!

Medical students from Islamic University on break in the Maternity Ward of Al-Shifa Hospital in Gaza. Monique Jaques

Raparigas de Gaza: Crescer na Faixa de Gaza, é uma exposição de fotografias de uma foto jornalista norte americana, na rua, na Alameda dos Oceanos, no Parque das Nações, em Lisboa.

Monique Jaques, é foto jornalista e quis trazer dos cinco anos que foi e veio à Faixa de Gaza, imagens de raparigas, como todas as outras que vivem num lugar hostil, mas que ainda assim querem pensar no casamento e nos vestidos, e nas unhas pintadas, ou em fazer surf ou voar, mesmo que as famílias conservadoras de Gaza, não autorizem. São fotos de raparigas que crescem e vivem em Gaza. Muitas pessoas vêm a mesma coisa em Gaza, nós vemos o mesmo género de imagens de violência e destruição, claro que isso acontece, e está acontecer neste momento, mas o que eu queria mostrar era outra coisa que também está a acontecer agora, diz Monique Jaques, raparigas que se preparam para ir à escola, irem para o trabalho, ou simplesmente passar o tempo como gostam, é mais um uma espécie do dia a a dia. Um dia a dia destas raparigas, que passa também pela luta contra as dificuldades, a observação constante das famílias, que controlam tudo o que fazem, mas também essa paixão e tenacidade por viver os dias, como gostam de ser vividos. É muito difícil tomar as suas próprias decisões porque a família está ver a olhar, o que é que passa? Nós não gostamos disso ! E nós vemos estas raparigas, a lutar, contra as limitações que a sociedade impõe, e o que é que elas gostam ou o que é que vão querer ser. Uma luta que também é uma batalha pela normalidade, e estas imagens, de Monique Jaques, que estão agora na rua, para serem vistas na ruas, são isso mesmo, imagens das ruas e das casas de raparigas, como todas aquelas que vão passar e olhar para elas como se fosse um imenso espelho. É uma história universal, crescer e esperar aquilo que vamos ser, o problema é que Gaza é um sitio muito difícil, o que torna a história um pouco mais complicada, mas todos podem relacionar estas imagens, das fotos, com a sua própria vida, oh! Lembro-me bem como era comigo, torna-se uma mulher é de facto uma coisa única. Há um mundo destruído, à volta, casas derrubadas, cenas de guerra todos os dias, mas apesar de tudo são imagens de esperança, há sempre esperança. Imagens de uma estrangeira que vive em Gaza muitas vezes, que consegue ver o mundo para além da lente da câmara, há uma outra relação com estas raparigas, há sempre um sonho, uma ideia de vida, mesmo a limpar o pó dos escombros da casa que acabou de ser bombardeada.

Raparigas de Gaza: Crescer na Faixa de Gaza, é uma exposição de fotografias, na rua, na Alameda dos Oceanos, no Parque das Nações, em Lisboa, dentro do programa Abril em Lisboa da EGEAC,

.