Economia

Aumentos na função pública em 2019? Não vai acontecer, disse Governo à CGTP

Os ministros das Finanças, Mário Centeno (C), e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva (D), presidiram aos trabalhos da reunião plenária da CPCS - Comissão Permanente de Concertação Social, na sede do Conselho Económico e Social em Lisboa, 06 de abril de 2018. TIAGO PETINGA/LUSA Tiago Petinga/Lusa

Depois de uma reunião de mais de três horas, a central sindical afirmou que o Governo disse aos parceiros sociais que não haverá aumentos salariais na administração pública, no próximo ano.

A CGTP disse afirmou, esta quinta-feira, que o ministro das Finanças informou o Conselho Permanente de Concertação Social de que não haverá aumentos de salários em 2019, tendo a central sindical considerado "inadmissível" a posição do Governo.

"Não se percebe que este Governo esteja obcecado pelos números e a perder sensibilidade social", disse aos jornalistas o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, no fim da reunião de mais de três horas em Lisboa.

O dirigente sindical considerou que, com uma decisão como esta, o executivo põe os "trabalhadores em segundo plano enquanto trata os credores [de dívida pública] nas palminhas".