Política

Que se lixe Bruxelas. PCP avisa que Orçamento é para cumprir

Lisboa, 30/10/2015 O deputado do PCP António Filipe fala do estado das negociações tripartidas entre PCP, PS e BE com vista à viabilização de um governo alternativo ao que neste dia é empossado. (Paulo Alexandrino / Global Imagens) Paulo Alexandrino/Global Imagens

Comunistas não querem saber dos compromissos que Mário Centeno tenha assumido com a Comissão Europeia. Orçamento do Estado para 2018 é para cumprir.

A mensagem não podia ser mais clara: "Os compromissos que o Governo assume em Bruxelas são compromissos do Governo. Em Portugal o Governo tem que cumprir o que está no Orçamento do Estado". As palavras, preto no branco, de António Filipe, deputado do Partido Comunista, têm um destinatário claro: António Costa e Mário Centeno, o Ministro das Finanças que antecipa um défice para este ano de 0,7%, menos quatro décimas que o estimado no Orçamento para este ano.

No programa da TSF Política Pura, António Filipe deixa claro que "o que está no OE é para ser cumprido" e que "o Governo não pode invocar compromissos assumidos em Bruxelas para não cumprir o que está no OE 2018".

Ainda assim, o comunista afasta qualquer cenário de crise política. "Um fantasma", classifica António Filipe que lembra que "já não temos idade para termos medo de fantasmas".

Quanto às declarações de Carlos César na TSF, que considerou as críticas dos partidos da esquerda "um entusiasmo juvenil", António Filipe brinca com a expressão e considera que "entusiasmo juvenil não é mau, é até elogioso".

Anselmo Crespo