Mundo

"A Europa é uma espécie de campo de concentração"

Yanis Varoufakis TIAGO PETINGA/LUSA

Na Avenida da Liberdade, Yanis Varoufakis falou sobre a Grécia, a Europa e a necessidade de soluções para as pessoas.

Yanis Varoufakis está em Portugal, mais propriamente em Lisboa, para os festejos do 44.º aniversário do 25 de Abril. O ex-ministro das Finanças grego acredita que a Grécia se tornou uma "prisão de ditadura", assim como a Europa.

Questionado pela TSF sobre a necessidade de uma revolução idêntica ao 25 de Abril na Grécia, o ex-governante grego foi perentório: "Sim, absolutamente, somos um país que se tornou uma prisão de ditadura das pessoas e precisamos de nos libertar disso, mas acho em última análise que toda a Europa precisa de se libertar".

"A Europa é uma espécie de campo de concentração no sentido em que todas as pessoas sentem que já não são elas que controlam as suas vidas. E não é só a esquerda ou a direita, é por isso que as pessoas se estão a virar contra a Europa e contra a ideia de que a Europa pode ser a fonte das soluções", justifica durante o desfile comemorativo de Abril, na Avenida da Liberdade.

Porém, Varoufakis assegurou que não acredita em "libertadores" ou "salvadores", mas sim na "capacidade coletiva, enquanto democratas, de encontrarmos juntos as soluções".