Sociedade

Longas filas no aeroporto voltam a desesperar turistas e operadores

João Girão/Global Imagens

As filas para entrar no aeroporto de Lisboa voltaram a ultrapassar as duas horas de espera, registadas durante quatro dias em fevereiro e março. Operadores turísticos estão preocupados com o impacto no turismo.

A espera no controlo de passaportes do aeroporto de Lisboa ultrapassou os 60 minutos em 17 dias do mês de março e 14 dias em fevereiro. A fila chegou mesmo a duas horas em quatro desses dias.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) reforçou o número de inspetores no aeroporto de Lisboa, mas passado um ano o problema parece não estar resolvido.

A situação agrava-se sobretudo com a chegada de voos fora do espaço Schengen. Quem vem dos Estados Unidos, China e Canadá chega às primeiras horas da manhã e encontra grande parte das cabines do SEF vazias.

O Diário de Notícias revela que os turistas desesperam com as filas, uma situação que está a preocupar os operadores turísticos.

Com a chegada do verão e o aumento de cerca de 16% do fluxo de passageiros no primeiro trimestre deste ano, as filas de espera são prejudicais para o turismo.

Francisco Calheiras, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, defende que o país que fica mal na fotografia. O responsável refere ainda que as 16 cabines do SEF nem sempre estão todas operacionais quando aumenta as chegadas de passageiros.

As queixas chegam também da Associação das Companhias Aéreas. O secretário-geral António Moura Portugal considera que, enquanto os operadores turísticos promovem o país lá fora, o Governo, o SEF e a ANA remam na direção oposta.

Contactado pelo DN, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras garante que os picos de espera são situações pontuais e lembra que os inspetores demoram o tempo necessário para garantir a segurança na fronteira portuguesa.

Atualmente, são 180 os inspetores do SEF no aeroporto de Lisboa - menos 50 que no ano passado.