Justiça

CDS quer revisão da Constituição para mudar sistema de Justiça

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, durante a declaração sobre o tema da Justiça na sede do partido, em Lisboa, 8 de maio de 2018. JOÃO RELVAS/LUSA João Relvas/Lusa

Assunção Cristas pretende uma discussão mais alargada sobre o tema da Justiça mas, antes de tudo, vai falar com Marcelo Rebelo de Sousa.

O CDS-PP está disponível para apresentar uma proposta de revisão constitucional. Assunção Cristas revelou, esta quarta-feira, no Fórum TSF, que o partido já tem algumas propostas prontas e não hesitará em avançar, se estiverem reunidas as condições necessárias.

Entre as propostas do CDS-PP, estão a criação de um Conselho Superior do Poder Judicial e o reforço dos poderes do Presidente da República na Justiça.

"Entendemos que estando em causa, diretamente, questões que dizem respeito ao órgão Presidente da República, é natural que possamos trocar impressões com o sr. Presidente", disse Assunção Cristas, no Fórum TSF.

Assunção Cristas lembra que rever a Constituição exige uma maioria de dois terços no parlamento e que, para isso, o CDS-PP conta com os outros partidos. Os centristas pretendem também ouvir todos os parceiros da área da Justiça.

"Entendemos que devemos falar com o Conselho Superior de Magistratura, com a Procuradoria-Geral da República, com as entidades representativas dos sindicatos, porque isto, de facto, altera profundamente a própria organização da Justiça", reconheceu a líder centrista.

*com Manuel Acácio e Guilhermina Sousa