O banco público português apresentou os resultados, esta quinta-feira, e garantiu que a Caixa está no "rumo certo".
A Caixa Geral de Depósitos conseguiu lucros de 68 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, revelou o banco em comunicado à CMVM.
No ano transato, a CGD tinha tido prejuízos no primeiro trimestre que ascendiam a 39 milhões de euros. Mas a Caixa tinha fechado o ano 2017 com 52 milhões de euros de lucro.
Os resultados positivos conseguidos agora no primeiro trimestre superam, assim, todo o ano passado.
A margem financeira desceu 1% para 297 milhões de euros, com a margem financeira na atividade em Portugal a aumentar 6,1% para 182,9 milhões de euros.
Já os resultados de comissões e serviços cresceram 9% para 116 milhões de euros, para o que contribuiu o aumento de 13,8% das comissões em Portugal para 89 milhões de euros, o que, diz a empresa, reflete "as medidas do Plano Estratégico implementadas em 2017".
As provisões e imparidades reduziram-se 88%, passando dos 108 milhões de euros constituídos no primeiro trimestre de 2017 para 13 milhões de euros entre janeiro e março deste ano.
Ainda no primeiro trimestre, o grupo CGD teve custos de 58,5 milhões de euros referentes aos programas de redução de pessoal, utilizando uma provisão já constituída em 2017.