Desporto

Quando o FC Porto tinha as portas da câmara fechadas

Leonel de Castro/Global Imagens

Desde 1999 que os dragões não festejam os títulos na varanda da autarquia portuense.

Quase duas décadas separam a última aparição do FC Porto na varanda da Câmara Municipal do Porto.

A última grande festa dos dragões na varanda da autarquia aconteceu em 1999, quando os azuis e brancos conquistaram o seu primeiro pentacampeonato, sob comando do engenheiro Fernando Santos.

Mas no centro do divórcio com a câmara, está um desentendimento entre o FC Porto e Rui Rio.

Tudo começou com o Plano Pormenor das Antas, que Rio herdou quando tomou posse em 2002. O projeto da autoria do arquiteto Manuel Salgado, envolvia a construção, além do Estádio do Dragão, de um grande complexo desportivo, várias acessibilidades e áreas comerciais.

Ora, Rui Rio contestou o início o projeto desde que foi eleito, alegando que a câmara não tinha dinheiro para pagar a sua parte do investimento público e privado. O encargo para a autarquia ascendia a 90 milhões de euros.

Rio exigiu alterações ao Plano Pormenor, que foram prontamente rejeitadas pelo FC Porto. Em março de 2002, o presidente Pinto da Costa anunciava a suspensão das obras do Estádio do Dragão.

"Este processo é uma prova inequívoca da falta de senso do presidente da Câmara Municipal do Porto", acusou o líder portista.

A partir daqui, Rui Rio foi contestado e ameaçado várias vezes pelos adeptos azuis e brancos. Numa dessas ocasiões, o ex-presidente da Câmara do Porto até foi escoltado pela polícia quando saía da autarquia.

Durante os 13 anos de Rui Rio na liderança da Câmara do Porto (2002-2013), os dragões nunca festejaram os títulos conquistados durante esse período na varanda da autarquia.

Agora, dezanove anos depois, o FC Porto vai ser recebido este sábado nos Paços do Concelho, depois das 23 horas, pelo presidente Rui Moreira.

"O FC Porto não sobe à varanda da Câmara Municipal do Porto desde 1999 mas o atual Presidente da Câmara sempre disse que receberia a equipa caso isso acontecesse nos seus mandatos", lê-se no portal da autarquia portuense.

Antes dessa receção, os campeões nacionais vão desfilar pela Avenida dos Aliados.