Sociedade

Peixe é recheio de armazém gaiense

Polvo à Lagareiro © Facebook/restaurantearmazemdopeixe

Virada para o mar, a Afurada é uma das mais castiças freguesias de Vila Nova de Gaia, graças a uma ativa comunidade piscatória. O peixe é matéria-prima da restauração local, onde se destaca, pela dimensão, um armazém com agradável e vasta esplanada.

O cheiro a maresia; a nortada, as artes da pesca e os barcos balouçando ao sabor da ondulação; os fogareiros acesos para grelhar o peixe acabadinho de chegar; as vizinhas tagarelando à esquina.

Este é o retrato da Afurada, freguesia gaiense virada para o mar, de ruas traçadas a régua e esquadro e de casario multicolor encavalitado na encosta sobranceira ao rio Douro.

Por ali, o peixe é rei e a matéria-prima da restauração local, onde se destaca um espaço amplo com agradável área exterior, ideal para tomar assento nos dias soalheiros.

A adaptação de um estaleiro centenário, mais tarde, fábrica têxtil, transformou a estrutura de telhado em madeira no restaurante Armazém do Peixe, situado nas traseiras do novo mercado da Afurada.

No vasto espaço onde barcos e apetrechos piscatórios eram reparados há mais de 120 anos, estão hoje mesas com toalhas aos quadrados azuis e brancos, cobertas com papel. Objetos ligados à vida marítima decoram a sala, com ambiente ruidoso.

À entrada, a grelha, sempre cheirosa e fumegante, convida de algum modo à escolha de peixe, a especialidade da casa.

No capítulo marisqueiro, as escolhas passam pelo camarão da costa (na época), mexilhões à moda do Armazém; sapateira, ameijoas à Bolhão Pato; espetada de camarão.

Quanto a entradas, as clássicas pataniscas e saladas de polvo com molho verde ou de bacalhau, que se revelou insípida. A sopa de peixe ou o creme de marisco são alternativas.

O peixe para grelhar - dourada, robalo, salmão, linguado, rodovalho - de peso e dimensões variáveis, preenche o capítulo maioritário da lista, em que consta sardinha assada, com a indicação fresca ou congelada, o que é de louvar.

As lulinhas grelhadas foram a escolha, pouco feliz: alguns exemplares com tempo excessivo de grelha e a maioria com areia. O reduzido tamanho das lulas, que não eram congeladas, foi a explicação dada.

Caldeiradas, açordas de marisco, cataplanas, massada e as opções arrozeiras - de marisco ou de tamboril com gambas -, polvo - em filetes ou à lagareiro - e o tradicionais filetes de pescada e bacalhau assado com batata a murro alargam as escolhas, mais limitadas em termos de pratos de carne: costeletão de vitela na brasa; filete de porco com molho de cogumelos; bife três pimentas e entrecôte de boi.

Nas sobremesas, destaque para o leite-creme.

Carta de vinhos limitada. Serviço simpático no Armazém do Peixe, na Afurada, Vila Nova de Gaia.

Onde fica:
Localização: Largo Padre Joaquim de Araújo 311, Afurada, 4400-434 Vila Nova de Gaia
Telef.: 912 874 672

GPS:
Latitude : 41.14253724414566 N
Longitude : -8.64713378650822 W

António Catarino