A 78.ª edição da Taça de Portugal está marcada para domingo, às 17h15. Este ano, os incidentes em Alcochete e a crise no Sporting estão a manchar a festa. A dois dias da final da Taça, há dúvidas que ainda não foram satisfeitas.
A final da Taça pode ser diferente das anteriores edições?
Muitas opções foram debatidas pela Federação Portuguesa de Futebol, incluindo o adiamento do jogo para agosto. De acordo com o Record, essa possibilidade estará afastada. Ainda assim, adianta o jornal, a Federação pode decidir alterar o que é tradição na Taça, já que está ainda em cima da mesa a hipótese de cancelar as cerimónias de abertura. A decisão é conhecida ao longo de sexta-feira.
É seguro ir ao estádio?
A PSP revela esta sexta-feira as medidas de segurança para a final da Taça. No entanto, na quarta-feira o porta-voz da PSP, Intendente Hugo Palma, garantiu à TSF que não estão a ser pensadas medidas excecionais de segurança, apesar do ambiente que se vive à volta da equipa do Sporting. Sendo um jogo de alto risco, a final da Taça já tem normalmente a segurança reforçada.
Bruno de Carvalho vai lá estar? E senta-se onde?
O presidente do Sporting tem garantido que a equipa vai comparecer, mas ainda não confirmou se ele próprio vai estar no Estádio Nacional no domingo. Na quinta-feira, o presidente da Mesa da Assembleia do Sporting disse à TVI que considera que Bruno de Carvalho não tem condições para estar no Jamor. Jaime Marta Soares não soube dizer o que vai acontecer, mas deixou no ar: "deixo isso à consciência dele". Caso o líder leonino decida comparecer no jogo, há ainda outro dúvida - senta-se na Tribuna ou no banco de suplentes?
E o Presidente da República?
Logo na primeira reação aos ataques a jogadores e treinadores na Academia, na quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa não respondeu à questão. Apesar da insistência dos jornalistas, o presidente fugiu à pergunta. Na quinta-feira, novamente questionado, o chefe de Estado lembrou que ainda há muito tempo até ao jogo. "Logo verão no domingo", disse.
O Jornal da Notícias levanta a hipótese de Marcelo ir ao Jamor só para cumprimentar os jogadores, sem assistir ao jogo.
De acordo com o Expresso, o Presidente visitou o Estádio Nacional e até estudou vídeos do presidente francês, Emmanuel Macron, que na final da taça em França entrou no relvado e cumprimentou os atletas.
Dúvidas também em relação ao presidente da Assembleia da República, ameaçado com um processo em tribunal por Bruno de Carvalho. Segundo o Público, Ferro Rodrigues estará ainda a avaliar as condições de segurança para o jogo.
Quem entrega a Taça?
Habitualmente, é o Presidente da República que procede à consagração do vencedor. Na ausência da mais alta figura do Estado, segue-se a segunda - o Presidente da Assembleia da República.
Se se confirmar que nem Marcelo Rebelo de Sousa nem Ferro Rodrigues vão estar presentes, a entrega da taça passará para o primeiro-ministro. António Costa já confirmou que vai estar no domingo no Jamor.
Ainda há tempo para reunir a equipa do Sporting antes do jogo?
Depois dos incidentes em Alcochete, os treinos do Sporting foram cancelados na Academia e também a sessão de trabalho que estava marcada para esta sexta-feira no Jamor. De acordo com o Diário de Notícias, os jogadores não vão mesmo treinar antes da final. Foram aconselhados pelos advogados a não retomar a atividade para manterem fundamentos se decidirem invocar justa causa para sair.
Bas Dost vai jogar?
O jogador holandês foi um dos mais atingidos nos incidentes de terça-feira na Academia de Alcochete. O avançado terá sido atingido com um cinto e ficou com ferimentos na cabeça. O jornal Record conta que Bas Dost encontra-se em casa a recuperar do trauma e a segurança à volta da casa do jogador foi reforçada.
O Correio da Manhã garante, no entanto, que o avançado está determinado a ajudar a equipa no domingo.