António Costa admite que, até ao jogo, pode haver condições "que se possam alterar". "Se não houver condições de segurança, serão adotadas todas as medidas necessárias", garante o primeiro-ministro.
O primeiro-ministro afirmou que, "neste momento", o Governo tem informações de que há condições de segurança para realizar a final da Taça de Portugal, entre Sporting e Desportivo das Aves, no domingo, no Estádio Nacional, no Jamor.
Durante uma visita o Museu do Azulejo em Lisboa, António Costa esclareceu que foram essas informações transmitidas ao Governo pelas forças de segurança, pela Federação Portugal de Futebol (FPF) e pelo Sistema de Segurança Interna, salientando, no entanto, que a situação está a ser acompanhada em permanência e que poderá ser necessário adotar "outras medidas".
"Vamos acompanhando a par e passo a evolução dos acontecimentos, porque até à hora do jogo as coisas podem alterar-se e ser necessário adotar outras medidas. Neste momento, a avaliação que o conjunto das forças de segurança e que a FPF fazem, assim como as informações que temos do Sistema de Segurança Interna, é que há condições para realizar o jogo", declarou o primeiro-ministro, que confirmou que, além do encontro com os responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol, esteve também reunido com o Ministério da Administração Interna e com a secretaria-geral do Sistema de Segurança Interna.
António Costa manifesta, no entanto, algumas reservas, não afirmando perentoriamente que a final da Taça de Portugal será realizada no Jamor, sublinhando: "Vamos ver como as coisas correm, porque há aqui uma dinâmica" disse, lembrando ainda que é preciso perceber qual a resposta dada pela justiça em relação aos detidos e qual a "evolução que este processo tem na sociedade".
E acrescenta: "Se houver condições de segurança, há o que deve haver, que é a final da Taça de Portugal no sítio próprio e com o uma grande festa do futebol, se não houver condições, vão ser adotadas as medidas necessárias", garante o governante, que espera que haja uma revisão da lei sobre violência o desporto feita a tempo da próxima época desportiva: "Estamos a proceder à revisão da legislação e o objetivo é aproveitar a época do defeso para produzir legislação para que possa vigorar na próxima época desportiva".