Desporto

Uruguai: os fundadores

Football Soccer - Uruguay v Czech Republic - China Cup Semi-Finals - Guangxi Sports Center, Nanning, China - March 23, 2018. Luis Suarez of Uruguay scores a goal from the penalty spot. REUTERS/Stringer ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. CHINA OUT. REUTERS

A seleção uruguaia foi a primeira anfitriã e a vencer o campeonato do mundo, em 1930.

Nisto de histórias não há nada como começar pelo princípio. E é aqui que surge o Uruguai, o primeiro vencedor do Campeonato do Mundo. Foi o organizador em 1930, numa altura em que juntar 13 países em Montevideu não era propriamente simples, quanto mais não fosse porque as viagens de barco da Europa para lá eram naturalmente longas.

Repare-se que somente quatro países europeus participaram, entre eles a França, e outros três não muito óbvios : Bélgica, Roménia e Jugoslávia. Convenhamos que as complexas questões logísticas explicam muita coisa.

Bom, mas o que realmente importa é que o Uruguai, com um notável registo de campeões olímpico em 1924 e 1928, foi uma escolha mais ou menos óbvia para o arranque deste novo mega-evento. A tal Celeste Olímpica passeou até à final e derrotou a vizinha Argentina.

Só que quando nos referimos aos fundadores os motivos não se esgotam por aqui. É que o Uruguai tem uma espécie de apetência para se afirmar como o pioneiro dos começos. Foi assim na origem dos Mundiais e foi também assim no recomeço dos Campeonatos do Mundo.

Em rigor, depois da interrupção em 1942 por causa da II Guerra Mundial, o campeonato do regresso foi no Brasil em 1950. Ora quem ganhou neste novo início? Exatamente, o Uruguai, deixando os brasileiros em estado de choque como é fácil de perceber.

É verdade que nunca mais venceu, mas também não voltou a haver razões para se regressar ao ponto de partida. Será que algum dia o uruguai será campeão fora deste contexto? Em qualquer coisa, uma coisa é certa : já ninguém pode retirar-lhe o estatuto de primeiro titular dos Mundiais de futebol.