Maria é um espetáculo a partir de Frei Luís de Sousa, com teatro e dança, no Convento de São Bento da Vitória, no Porto.
Olhar a obra de Almeida Garrett de uma nova forma é a proposta de Emília Silvestre do Ensemble - sociedade de atores e do Real Conservatório Profissional de Dança de Madrid, Maria é a filha de Dona Madalena de Vilhena e de Manuel Sousa Coutinho e neste espetáculo, tudo parte de uma proposta ao coreografo espanhol Pedro Berdayes. o cruzamento, do teatro e da dança, trazem ao palco o pai e a mãe de Maria e Maria que são todos os dez bailarinos, cinco rapazes, cinco raparigas e do texto de Frei Luís de Sousa sobra muito pouco diz Emília Silvestre, o essencial desta personagem vitima, frágil e ingénua. Olhar o Frei Luís de Sousa a partir de outras ideias é o ponto de partida para que deixe de ser aquilo que à primeira vista possa parecer apenas uma...seca. Neste caso é Maria que tem a primazia, corpos que dançam, que lamentam que se entregam até à morte
"Maria" a partir de Frei Luiz de Sousa está no Convento de São Bento da Vitória, no Porto e fica de quarta e sábado às 19:00h, quinta e sexta às 21:00h e no domingo, último dia, às 16:00h.