Na rua matosinhense onde o peixe na grelha é rei, um restaurante tradicional, a dois passos de monumento marcado pelo simbolismo, marca a diferença pela boa relação preço-qualidade.
Desde o século XVIII que o Senhor do Padrão, em Matosinhos, assinala o local onde, segundo a lenda, terá dado à costa, no dia 3 de maio do ano 124, a imagem do Senhor Jesus de Bouças.
O zimbório construído na praia do Espinheiro, entretanto desaparecida, era visível a longa distância, quer do mar, quer de terra e ainda hoje o monumento, quase abafado pela expansão do betão, é um ponto de devoção anual da comunidade piscatória, que ali sufraga a memória dos pescadores levados pelo mar.
A poucas dezenas de metros, na rua vizinha da doca onde o fumo das grelhas se eleva horas a fio em espiral, o restaurante Lage do Senhor do Padrão é um dos mais tradicionais.
Duas salas retangulares, paredes em pedra, fotos a preto e preto com cenas da vida rural - uma mostra reforçada com uma charrua pendurada - e alguns motivos relacionados com o mar.
Amesendação simples e uma lista com sabor marinho, a começar pelo primeiro capítulo, onde figuram búzios, polvo, ameijoas à Bulhão Pato, sapateira recheada e os fritos habituais: bolinhos de bacalhau, pataniscas, rissóis.
A opção acabou por contemplar sardinhas fritas, as tradicionais petingas, que se apresentaram muito frescas, qualidade valorizada pela fritura no ponto certo.
As propostas piscícolas estendem-se, obviamente, a escolhas de maior calibre: incluindo arroz de marisco ou de tamboril e os tradicionais bacalhaus: assado na brasa ou a Braga, designação hoje generalizada e que abafou o histórico à Narcisa.
Filetes de pescada, sardinhas assadas e peixe para grelhar - pregado, peixe-espada, carapaus - e ainda lulas e chocos, dão maior expressão a este capítulo.
Nas sugestões do dia e com preço por pessoa, algo pouco habitual e, que por isso, é de relevar, surgem, regra geral, corvina, linguado, robalo, garoupa e pargo, A escolha recaiu num exemplar desta última espécie, bem tratado na grelha. Revelou frescura e sabor, com os lombos a soltarem-se sem esforço.
Para acompanhar, batata cozida ou a murro, sendo opção uma salada.
Nos pratos de carne, destaca-se, entre propostas vulgares - bife, febras panadas e entrecosto grelhado - um arroz de cabidela, mas só por encomenda,
As sobremesas incluem os tradicionais leite-creme queimado, toucinho do céu e bolo de bolacha.
Garrafeira adequada. Serviço bastante simpático neste restaurante com boa relação preço/qualidade.
Lage do Senhor do Padrão, em Matosinhos.
Onde fica:
Localização:Rua Heróis de França 516, 4450-145 Matosinhos
Telef.: 22 938 4807