Seleção norte-africana foi a primeira seleção africana a atingir os oitavos de final, no caso em 1986.
Medhi Benatia garantiu que a seleção marroquina não vai à Rússia para fazer turismo. Vamos acreditar que sim, sobretudo depois de uma ausência de duas décadas que, necessariamente, obriga um regresso, pelo menos, com uma certa dignidade.
É curioso porque ao longo dos anos Marrocos sempre pareceu mais do que aquilo que realmente mostrou. Foi a primeira seleção africana a atingir os oitavos de final, no caso em 1986 - sendo que Portugal foi uma das vítimas - mas apesar da inegável qualidade de muitos dos seus jogadores, apresentou debilidades que acabaram por ser-lhe fatais...
Desta vez, o principal trunfo pode residir na sua capacidade defensiva e isto é algo com que os adversários devem preocupar-se. Durante toda a fase de qualificação não sofreu um único golo. E é muito por aqui passa a construção da equipa.
Se o terreno estritamente desportivo é aquele que permite uma visibilidade maior e uma abordagem à relevância de cada seleção, no caso de Marrocos, contudo, as questões devem ser vistas também para lá disso. É, desde há muito, um representante da linha avançada do futebol africano no contexto global da FIFA. De tal forma que os Leões do Atlas forma os primeiros a tentar a organização de um Mundial em África e já arriscaram a candidatura por três vezes.
Primeiro, jogaram a cartada para 1994, talvez mais como balão de ensaio, pois os Estados Unidos eram claramente os preferidos, como se confirmou. Aproveitando o balanço, repetiram a tentativa para 1998, mas a prioridade era a Europa e a França venceu, E foi precisamente - e uma vez mais - a definição de prioridades que fez com que o primeiro Mundial africano, em 2010, acabasse na África do Sul e não a norte. Ou seja, Marrocos jogou três cartadas e perdeu-as todas. Provavelmente, não voltará a meter-se noutra tão depressa.
Assim sendo, o melhor é centrar as ambições noutro terreno : o relvado. Resta saber se Hervé Renard tem as peças para construir um puzzle de sucesso.