Sociedade

Taberna setubalense com grande história

© Facebook/Taberna Grande

Está prestes a tornar-se nonagenária a taberna setubalense que tem porta aberta desde o alvorecer dos anos 30 do século passado, num dos bairros mais típicos e antigos da cidade do Sado. Os tempos são outros, mas a essência mantém-se: bom peixe e cozinha sólida.

O mar está ligado, de modo indissociável, à vida de Setúbal e, por consequência à restauração local. A qualidade, frescura e variedade do pescado constituem saborosa atração para quem gosta de apreciar uma culinária que tem como base os produtos do mar.

O peixe grelhado assume o papel de protagonista das ementas de muitos espaços de restauração, a maioria situados muito perto ou mesmo junto ao Sado.

No castiço bairro das Fontainhas, um dos mais antigos da cidade, onde decorre, este fim de semana, o Festival do Peixe, a Taberna Grande tem porta aberta desde 1931, frente ao cais de onde partem os barcos para Troia.

Ali se detinham os pescadores, no regresso da faina, petiscando e bebendo um copo. O espaço foi remodelado, tornou-se mais acolhedor, mas não perdeu o ambiente típico e popular, com uma decoração rústica, sublinhada pelas pipas de vinho penduradas no teto.

Na sala principal o tom acastanhado da madeira predomina. A esplanada garante um pequeno aumento da lotação da casa, que faz gala na cozinha tradicional.

Nas entradas, destacam-se amêijoas à Bulhão Pato, gambas ao alho e camarão tigre.

Mais substancial, a caldeirada à setubalense, um dos pratos emblemáticos da gastronomia setubalense, é uma das propostas, que emparceira na lista com raia frita ou à pescador; cantaril cozido ou grelhado; pelins, os carapaus maiores que os jaquinzinhos, fritos e acompanhados com arroz de tomate e choco frito às tiras.

Para grelhar há, habitualmente, robalo, linguado e garoupa.

Nos pratos de carne, destacam-se coelho à Taberna e iscas à portuguesa, face a opções mais triviais: bife do acém ou da vazia e entrecosto de porco preto.

Dia-a-dia, a surpresa pode acontecer e surgir, em capítulo especial da ementa, arroz de polvo, bacalhau à Gomes de Sá e até mesmo barriguinha de leitão no forno.

Sobremesas habituais. Garrafeira com as referências da península de Setúbal bem representadas.

Serviço simpático neste restaurante despretensioso e agradável. Taberna Grande, em Setúbal.

Onde fica:
Localização: R. Fontainhas 32, 2910-082 Setúbal
Telef.: 309 847 226