This browser does not support the video element.
Em declarações à TSF no Congresso do PS, Augusto Santos Silva elogiou a solução governativa encontrada com o Bloco de Esquerda, PCP e PEV.
"Um dos segredos da estabilidade desta solução governativa política é ser um casamento a quatro", defende Augusto Santos Silva.
Em declarações no programa da TSF Bloco Central, o ministro dos Negócios Estrangeiros defende que a "geringonça" é uma opção "talvez melhor do que uma solução política só a dois, caso o PS tivesse formado maioria sozinho com o Bloco ou com o PCP."
Santos Silva encontra no Bloco, ao contrário do PCP, a tentação de "conquistar, por dentro, o Partido Socialista."
"Essa tentação, de o PS procurar influenciar o Bloco Esquerda e o Bloco de Esquerda procurar influenciar o PS existe. É uma espécie de jogo de compensações, que é uma das razões porque esta forma política funcionou", nota.
"Há uma maior diferença na base eleitoral do PS e do PCP. Isso torna a relação do PS com o PCP diferente da com o BE"., diz o dirigente do PS.
Augusto Santos Silva destacou ainda o contributo do acordo com as esquerdas para um "clima de estabilidade social que não existia há vários mandatos".