Economia

"Seria bom" que patrões e trabalhadores se entendessem para aumentos salariais

Jorge Amaral/Global Imagens

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social apelou aos parceiros sociais para que façam um esforço na convergência salarial.

Ouvido esta manhã no Fórum TSF, o ministro Vieira da Silva afirmou que os números confirmam que, em média, os salários estão a aumentar, mas lembrou que não pode ser feito um aumento que não seja sustentável.

"Não podemos querer fazer crescer os salários só por decreto, porque isso seria pôr em causa a sustentabilidade do desenvolvimento económico", disse o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Por este motivo, o ministro considera que devem ser os empregadores e os trabalhadores a negociar essas melhorias salariais.

"Seria bom que as partes envolvidas se entendessem para uma estratégia de convergência dos nossos salários com os salários europeus. Isso era extremamente importante", afirmou.

Na última semana, o Governo propôs também aos parceiros sociais o aumento para 180 dias do período experimental dos contratos sem termo para pessoas que estejam à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração.

Segundo o ministro, no passado, os empregadores utilizavam os contratos a prazo até três anos como período experimental de jovens trabalhadores, uma situação que o Governo pretende que, com esta medida, seja eliminada.