Economia

Merkel e Costa reforçam importância da inovação no futuro da Europa

Angela Merkel, António Costa Artur Machado/ Global Imagens

"Este é um bom dia para a Bosch, para Braga e para cooperação luso-alemã", disse a chanceler alemã.

No arranque de uma visita de dois dias a Portugal, a chanceler alemã Angela Merkel inaugurou esta tarde com o primeiro-ministro, António Costa, uma nova unidade de Tecnologia e Desenvolvimento da Bosch, em Braga, que vai produzir sensores e funções de software para carros autónomos.

"Este é um bom dia para a Bosch, para Braga e para cooperação luso-alemã" começou por afirmar Merkel no discurso de inauguração, durante o qual os dois chefes de Governo destacaram a importância da inovação no futuro da Europa.

"Sabemos que a nossa prosperidade, não apenas de Portugal, da Alemanha ou de outro país, depende de sermos inovadores, porque o resto do mundo não fica de braços cruzados. Para mim é uma enorme alegria ver que aqui também se está a trabalhar no futuro da Europa, na cooperação entre estes os dois países, distantes entre si do ponto de vista geográfico mas através da internet é muito fácil conversarmos, ultrapassando grandes distância", afirmou a chanceler alemã.

Angela Merkel apelou ainda a que se desperte o entusiasmo do alunos pelas novas tecnologias porque "são profissões de futuro".

"Sabemos que desemprego foi, ainda é, um grande problema e essa luta por mão de obra qualificada será um enorme desafio para a Europa e é por isso que vejo, com muita alegria, uma boa cooperação entre Portugal e a Alemanha mas também uma política de inovação bem sucedida por parte do Governo português", elogiou a chanceler.

Na cerimónia de inauguração, o primeiro ministro António Costa afirmou que este novo investimento da Bosh "é um excelente exemplo do que é o verdadeiro espírito europeu. Não é só juntarmos os países à volta da mesa do Conselho para tomarmos decisões. É muito mais do que isso. É a capacidade de juntarmos os recursos, o saber, de fazermos em conjunto com a consciência de que só assim faremos melhor uma Europa que possa defender o seu modelo social".

Até final do ano, a Bosch prevê contratar para este novo Centro de Tecnologia e Desenvolvimento, sediado em Sequeira, Braga, cerca de 100 engenheiros, além dos 90 funcionários que atualmente já estão a trabalhar.

A Bosch, instalada há mais de cem anos em Portugal, emprega globalmente mais de quatro mil pessoas. É uma das maiores empresas alemãs em Portugal. Entre 2015 e 2017 a Bosch investiu cerca de 200 milhões de euros no nosso país.