Mundo

Merkel pede coragem à Europa para apostar em investigação

Angela Merkel EPA/MANUEL FERNANDO ARAUJO

No I3S, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, António Costa e Angela Merkel responderam a perguntas dos alunos de doutoramento.

Tema forte, a investigação. A chanceler alemã pede coragem à Europa para investir mais nesta área: "Precisamos de capacidade estratégica na Europa. É preciso que a Europa diga que em 2030 quer chegar ao ponto x em investigação e desenvolvimento e então vamos apoiar isso. A Europa tem que ser mais corajosa".

Na investigação é preciso "apostar na excelência", sublinha Merkel, chamando a atenção para o facto de esta ser uma área em que as coisas nem sempre correm bem. "Mas mesmo que 99% da investigação não leve a lado nenhum, é preciso financiar", sublinha.

Costa alinha na ideia e garante que essa é a aposta do futuro. "Tivemos anos de grande batalha contra o défice do orçamento, mas temos que ter ainda muitas décadas de batalha para o maior défice que o país acumulou ao longo de séculos, que foi o défice das qualificações e do comhecimento", faz notar o chefe de Governo, garantindo que "agora há a massa crítica que permite transformar o país".

Um dos alunos falou da fuga de cérebros para o estrangeiro. O primeiro-ministro diz que há cada vez mais empresas a investirem em Portugal e que, por isso, essa tendência será para decrescer.

Merkel foi avisando que a Alemanha tem o mesmo problema. "Mesmo ganhando 10 vezes acima da média", garante a chanceler, "os cérebros continuam a sair",