Música

Dia do Ritmo junta bateristas ibéricos

Dia do Ritmo/Facebook

A maior concentração de bateristas e baterias da Península Ibérica arranca este fim de semana em Aveiro.

Trata-se de uma organização conjunta da Aveiro Drum Academy (ADA), Escola Profissional de Aveiro (AEVA) e União Filarmónica do Troviscal que tem início este sábado, com o desfile de bateristas em barcos moliceiros, no Canal Central da Ria de Aveiro.
A iniciativa junta dezenas de bateristas amadores e profissionais que este ano querem revalidar e aumentar o recorde do Guinness do chamado " maior crescendo de baterias do mundo". Sérgio Marques um dos organizadores, explica que se trata de uma sequência rítmica, em que existe um compasso que tem a duração de dois segundos. O primeiro baterista começa a fazer esse compasso e quando chega ao fim é-lhe acrescentando um segundo e ficam os dois, depois é-lhe acrescentado o terceiro e assim sucessivamente, até estar toda a sequência de bateristas a tocar o mesmo exercício em simultâneo.

Além da vertente lúdica o evento tem uma forte componente formativa, através das masterclasses, workshops e exposições presentes, que vão decorrer na manhã de domingo.
Este ano está confirmada a presença, entre outros, de Carlos Santos, detentor do recorde do Guinness do maior número de horas consecutivas a tocar bateria (133 horas), do baterista Diogo Leite que apresentará o seu projecto Go'El e dos bateristas internacionais Massimo Russo (Itália) e Damien Schmitt (França).

Veja o vídeo do "crescendo de baterias" 2014.

A edição 2018 arranca este sábado em Aveiro.