Incentivar a escrita e a leitura, comemorar os cem anos da primeira escola da aldeia e valorizar a escola enquanto espaço de desenvolvimento local e comunitário, traços que definem o Prémio Literário "A Escola", que nasce na aldeia de Linhaceira, no concelho de Tomar.
O concurso, já de si original por ser numa aldeia, tem um prémio que não lhe fica atrás na originalidade: os vencedores recebem no mínimo uma prateleira em madeira recheada de livros, sendo que o vencedor nacional adulto vai receber, com certeza, uma estante em madeira e os livros para a preencher.
Nuno Lopes abre as portas à TSF da segunda escola da aldeia de Linhaceira. A primeira, a que faz 100 anos, é agora um Centro de Saúde. Miguel Lopes, o pai, escreveu com o filho o livro "Linhaceira e as suas escolas", revelando um primeiro documento que aponta para a decisão de construir a escola em 1913, muito embora a primeira escola tenha aberto portas em 1918 e, com ela, a aldeia lá se foi desenvolvendo: a primeira igreja nasce depois da primeira escola, segue-se a segunda escola, e depois a segunda igreja.
Agora, e tendo sempre a escola como mote, a Associação de Pais dá vida a um prémio literário. O objetivo deste prémio literário é o de homenagear a escola centenária de Linhaceira, mas também a escola em geral.
Um concurso literário que tem um prémio adequado e curioso: uma estante cheia de livros para o vencedora da categoria nacional.
Para as categorias locais, não será tanto, mas também envolve livros, "talvez uma prateleira", afirma Nuno Lopes.
Na Internet, no blogue Biblioteca de Temas Linhaceirenses, encontra mais informações sobre o prémio. Os trabalhos podem ser enviados pela internet até dia 15 de julho para o e-mail bibliotecalinhaceira@gmail.com numa mensagem com o trabalho concorrente num ficheiro anexo, acompanhado de outro anexo com os dados pessoais.
A entrega de prémios decorre no mês de outubro, no âmbito das comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira, iniciativa conjunta da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira, Associação Cultural e Recreativa de Linhaceira, Junta de Freguesia de Asseiceira e Município de Tomar.