A tradição de um hotel no Porto, com restaurante de cozinha francesa, à época de vanguarda, tem hoje continuidade num espaço muito versátil e onde o conceito de partilha tem plena justificação.
A cozinha francesa, ao tempo, de vanguarda - já lá vão 34 anos - de uma unidade hoteleira então inaugurada no Porto, foi imagem que perdurou.
Muito para além dessa época em que um trecho da avenida da Boavista ganhou um ar mais cosmopolita.
Surgiram outros hotéis, mas a tradição herdada não se perdeu: o Somos Restaurante é muito mais que um simples complemento do atual hotel Crowne Plaza.
É, de algum modo, um regresso sem preconceitos ao passado, com um estatuto de base tradicionalista.
A carta, sem entradas, nem pratos principais, é a prova dessa opção, estendida pelos designados frios, quentes e guarnições, apresentados de uma forma o mais natural possível.
A pronúncia fácil gerou a nomenclatura de um espaço particularmente atraente pela versatilidade, dimensão, luminosidade e decoração, igualmente muito bem conseguida.
O conceito da partilha ganha outra amplitude num ambiente sem grandes formalismos, preenchido em maioria por mesas de formato redondo, ideais para maior convivialidade em torno das vitualhas preparadas pelo chef Jorge Sousa.
A horta, biológica e de feição urbana, que aproveita, no 3.º piso, um dos espaços do hotel, é um manancial de produtos vegetais e ervas aromáticas em particular, bem aproveitados tornar frescas e saborosas algumas das muitas e variadas propostas da carta.
Para começo de função, a salada César de salmão fumado e marinado, com alface, crotões, sementes de sésamo e molho, justificou o estatuto de best-seller.
Ainda no capítulo de frios, seguiu-se o ceviche de robalo da nossa costa com gengibre, lima, molho de soja, cebolinho e pisco, que impressionou pela frescura.
A entrada nos quentes fez-se com fregola, massa oriunda da Sardenha, com pesto de tomate seco, ovo escalfado e lascas de Parmesão. Um toque italiano, mediterrânico, bem conseguido, a comprovar o estatuto internacional do restaurante.
O polvo, servido num tachinho, com azeite, cebola, alho e azeitona, afirmou-se pelo grau de tenrura, sabor e apuro culinário, justificando em absoluto nota elevada.
Para concluir esta trilogia de opções partilhadas, o entrecôte laminado, de excelente qualidade, acompanhado com um delicioso puré trufado de couve-flor, espargos grelhados com flor de sal da Ria Formosa e chip de batata-doce.
No diversificado leque de sugestões, destaca-se nos grelhados em forno a carvão, o franguinho com piripíri, mel e gengibre; nos quentes, cataplana tradicional de peixe, lulas e marisco e o risoto de beterraba com cogumelos.
Nos frios, referência para o tártaro de vitela maronesa com ovo a baixa temperatura, alcaparras, vinagre balsâmico e mostarda Dijon.
Todos os dias, ao almoço, há três propostas, servidas individualmente, com maior rapidez e preço mais acessível,
Nas sobremesas, o cheesecake com compotas e o toucinho-do-céu são imperdíveis.
Carta de vinhos de muito bom nível e serviço a copo neste restaurante onde a comida é confecionada com um toque genuíno.
Somos Restaurante, no Porto,
Onde fica:
Localização: Avenida da Boavista, 1466, 4100-114 Porto
Telef.: 22 607 2552