Ciência e tecnologia

Há novidades na Apple: novo iOS traz mais rapidez e personalização

EPA/APPLE

Como é habitual a Apple abriu a edição 2018 da conferência WWDC com uma apresentação.

Começou com um pequeno resumo dos últimos tempos e depois lançou-se às novidades. Foram cerca de duas horas em cima do palco e nada de equipamentos novo ou atualizado. O que foi mostrado foi tudo pensado para o software.

Assim, o que ficou prometido é que todas as plataformas da Apple vão ter um novo sistema operativo lá para o Outono: iOS, watchOS, tvOS e macOS; todos vão ser revistos e melhorados dentro de alguns meses.

Nos tablets e telemóveis o que se espera é que o iOS12... seja mais rápido, mais personalizado e com preocupações ao nível da saúde do utilizador.

Quanto à rapidez... e para alegar que se preocupa com os equipamentos mais antigos....a Apple deu mesmo o exemplo do iPhone 6... que com o novo sistema operativo vai ver as apps a arrancarem de uma forma 40% mais rápida.

Já no que diz respeito ao "bem estar digital" um conceito que começa a aparecer agora: para evitar excessos a Apple vai introduzir coisas como um temporizador que controla o tempo que se usa cada app diariamente.

Sobre o macOS, o sistema operativo dos computadores... a fabricante garantiu que este não se vai diluir com o iOS dos telemóveis, mas sublinhou que vai ser mais fácil fazer versões para o desktop de apps que forem feitas para os telefones e tablets.

Depois... mostrou um novo esquema de cores (escuras, para ser usado à noite) no macOS Mojave. Um novo aspecto na loja de aplicações... um finder mais organizado... e app das fotos, mais parecida com o excelente Google Photos.