Mundo

Merkel pede aliança entre todos os países afetados por novas tarifas dos EUA

epa06788701 German Chancellor Angela Merkel during a question and answer session at the German Bundestag in Berlin, Germany, 06 June 2018. It is the first time in Merkel's 13 years of government, for her to answer direct questions at the parliament. EPA/CLEMENS BILAN Clemens Bilan/EPA

A chanceler alemã defendeu que a União Europeia deve procurar uma "posição comum" com outros países afetados pelas novas tarifas adicionais impostas pelos EUA às importações de aço e alumínio.

Angela Merkel, que falava na câmara baixa do parlamento alemão, esta quarta-feira, afirmou que a Alemanha defende um comércio internacional aberto e justo baseado nas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Entre os países com que a União Europeia deve procurar uma "posição comum", Merkel referiu o Canadá e o México, envolvidos nesta altura em difíceis negociações com os Estados Unidos para atualizar o Tratado de Livre Comércio da América do Norte.

Quando faltam dias para a cimeira do grupo dos sete países mais industrializados do mundo (G7), no Canadá, a chanceler alemã disse-se convicta de que dela vai sair, mais uma vez, um claro compromisso com a comércio livre e contra o protecionismo.