Desporto

Portugal goleia Argélia no último teste antes da Rússia

Gustavo Bom / Global Imagens

Seleção nacional venceu por 3-0, com golos de Gonçalo Guedes e Bruno Fernandes.

A oito dias da estreia no campeonato do mundo, Portugal fechou a preparação com uma vitória sobre a seleção da Argélia por 3-0. Fernando Santos manteve o núcleo duro da equipa mas apostou em Bruno Fernandes para o meio-campo e Gonçalo Guedes na frente de ataque. O avançado aproveitou da melhor forma a confiança do selecionador e rubricou uma excelente exibição.

Aos 17 minutos, o jogador emprestado pelo Paris Saint-Germain aos espanhóis do Valência, inaugurou o marcador, ao responder da melhor forma a uma boa assistência de Bernardo Silva.
A seleção manteve o ritmo contra a equipa argelina muito tímida, numa noite chuvoso no Estádio da Luz. Já perto do intervalo, Portugal aumentava a vantagem por intermédio de Bruno Fernandes. O médio do Sporting bateu o guarda-redes adversário com um cabeceamento à entrada da pequena área.

Fernando Santos manteve o mesmo 11 para a segunda parte do jogo e viu Gonçalo Guedes bisar na partida, ao minuto 55. O avançado formado na Luz conhece bem os cantos à casa e, num excelente gesto técnico, conseguiu intrometer-se entre os defesas e cabecear para o fundo das redes.

A seleção africana, comandada pela antiga glória do FCPorto, Madjer, praticamente não incomodou Rui Patrício. Durante o segundo tempo, o selecionador nacional fez várias alterações na equipa, ao fazer entrar José Fonte, Mário Rui, Quaresma, Adrien Silva, André Silva e João Mário. Já depois do minuto 80, o 10 de Portugal, à boca da baliza, conseguiu marcar mas o golo foi anulado com recurso ao videoárbitro.

Em cima do apito final, Rui Patrício foi finalmente testado, ao defender um remate à queima-roupa por parte dos argelinos.

Na fase final do Mundial, Portugal joga no Grupo B, defrontando a Espanha, a 15 de junho, em Sochi, Marrocos, a 20, em Moscovo, e o Irão, de Carlos Queiroz, a 25, em Saransk.