Ciência e tecnologia

Voz de Stephen Hawking vai ser enviada para um buraco negro

epa06602137 (FILE) - British theoratical physicist and cosmologist, Professor Stephen Hawking speaks to the press during the unveiling of his scientific formula for how England can win the 2014 World Cup at a press conference in London, Britain, 28 May 2014 (reissued 14 March 2018). British renowned physicist Stephen Hawking has died on early morning of 14 March 2018 at the age of 76, his family announced. EPA/ANDY RAIN EPA

A Agência Espacial Europeia vai transmitir registo de voz do astrofísico para buraco negro mais perto da terra.

Um registo da voz sintetizada do astrofísico Stephen Hawking será enviada para o espaço na sexta-feira, quando forem depositadas as suas cinzas junto às sepulturas de Isaac Newton e de Charles Darwin, na Abadia de Westminster, em Londres.

O registo de som realizado pelo compositor grego de música eletrónica Vangelis, que integra a voz sintetizada de Stephan Hawking, será enviado pela Agência Espacial Europeia em direção ao buraco negro 1A 0620-00, aquele que se encontra mais próximo do planeta Terra.

"É um belo gesto, simbólico, que cria uma ligação entre a presença do nosso pai neste planeta, as suas intenções de ir ao espaço e os seus trabalhos de investigação sobre o universo", disse a sua filha, Lucy Hawking, citada pela agência France Press.

"É uma mensagem de paz e esperança, sobre união e sobre a nossa necessidade de vivermos juntos em harmonia neste planeta", adiantou.

Membros da sua família, amigos e colegas vão marcar presença durante a cerimónia de despedida do investigador, que morreu a 14 de março com 76 anos e que tinha dedicado a sua vida a tentar compreender os mistérios do universo.

O astronauta britânico Tim Peake, o professor de astronomia Maryin Rees e o ator Benedict Cumberbatch, que encarnou o cientista num filme, usarão da palavra no decorrer da cerimónia.