Sociedade

Paparoca caseira na Galiza vizinha do Estoril

Moamba de galinha © Direitos Reservados

É uma casa acolhedora, onde o fado marca presença nos motivos decorativos e não só. A comida, caseira e saborosa, atrai clientes fiéis a este restaurante da Galiza vizinha de S. João do Estoril.

Da Galiza, no noroeste peninsular, saíram muitos que haveriam de povoar terrenos a norte de S. João do Estoril. A comunidade oriunda de Espanha fixou-se por ali, ganhou raízes e a aldeia ficou conhecida, para sempre, pelo nome da região de origem.

Já lá vão uns tempos, havia por ali a Taverna da Saloia, de ambiente castiço e boa comidinha, mas o correr dos anos trouxe mudança de nome daquela casa da rua Filipa de Vilhena, que passou a chamar-se Paparoca Saloia.

O restaurante, de ambiente familiar, ocupa uma sala de reduzidas dimensões, com decoração castiça, que remete para uma casa de fados: há violas e guitarras penduradas nas paredes; xailes e fotos a preto e branco, pratos de porcelana nas paredes e uma série de objetos que emprestam um ar rústico. Balcão sob um telheiro; mesas com toalhas em pano cobertas por folhas de papel; cadeiras igualmente em madeira.

Os pratos tradicionais portugueses, a par de incursões por cozinhas de outras latitudes, numa ligação a África, são o ponto forte da casa.

Desse modo, no rol das especialidades, surgem três opções de caril: de caranguejo, de galinha ou de camarão - e a moamba de galinha com funge ou pirão.

Todavia, é a cozinha tradicional a base de uma ementa em que se destacam os arrozes: de cabidela de galinha, de tamboril ou de cherne, ambos com gambas. Ainda neste capítulo, há arroz de lingueirão com fritada mista.

Bacalhau delicioso ou à lagareiro; lulas com batata a burro ou em espetada com gamba, polvo panado com arroz malandrinho e peixe na canoa figuram nos destaques da lista.

Os pratos de carne mais especiais são o arroz de pato com laranja, coelho à chefe Clara e, aos domingos, o tradicional cozido à portuguesa.

Ao almoço, de 2.ª feira a sábado, há um menu especial. Filetes de peixe com arroz de cenoura e grelhados - robalo, entremeada, febras - são algumas das eventuais opções.

Na doçaria, destaque para o arroz doce.

Garrafeira de bom nível, com referências menos conhecidas. Serviço muito simpático neste restaurante de comida caseira, bem feita e saborosa. Paparoca Saloia, na Galiza, S. João do Estoril.

Onde fica:
Localização: R. Dona Filipa de Vilhena 91, S. João do Estoril (Cascais)
Telef.: 21 468 81 81; 914 785 705