Mundo

Vaineymar era mentirinha, mas podia não ter sido...

Certidão nascimento falsa de Vaineymar © Direitos Reservados

Correu o país e o mundo a certidão de nascimento falsa feita por um marido só para assustar a mulher. No entanto, o Brasil tem nomes muito mais incríveis. Só no futebol!

Vaineymar dos Santos Veloso Batista nasceu no dia 13 de junho, véspera do início do Mundial, no Rio de Janeiro, dizia a certidão de nascimento que o pai, Rafael, mostrou à mãe, Fernanda, ainda na maternidade. Fernanda quase matou o marido e exigiu que ele trocasse imediatamente a certidão por uma com o nome combinado, Antonio, sem acento, como é comum no Brasil.

Foi tal a reação que Rafael sentiu-se na obrigação de dizer logo ali que era "uma mentirinha". Ele tinha pedido uma certidão falsa no registo para se rir às custas de Fernanda.

Dias depois, gémeos nascidos à hora dos golos do Brasil com a Costa Rica quase se chamaram Antoneymar e Arthur Coutinho para homenagear os autores Neymar e Phelippe Coutinho. A ideia, dos avós, voltou a esbarrar na intransigência da filha deles e mãe de Antonio e Arthur.

Menos sorte teve Tospericargerja Torres, hoje um respeitado técnico de laboratório em Manaus, nascido em 1971. O seu nome é a conjugação das primeiras sílabas dos principais jogadores da seleção brasileira campeã do mundo em 70 - Tostão, Pelé, Rivellino, Carlos Alberto, Gerson e Jairzinho. "Quando digo o nome as pessoas acham que é homenagem a alguma tribo índia", conta o próprio Tospericargerja.

Os jornalistas desportivos brasileiros, entretanto, temem o dia em que o melhor marcador das categorias jovens do Corinthians chegar a profissional. Chama-se Petroswickonicowick Wandeckerkof Silva Santos. E o irmão é o craque da equipa de futsal Pollywanowick Wandeckerkof. Os outros irmãos, Pollyana Navratilova, Pollystheyvison Wandeckerkof e Polloscovick Wanderkerkof, por sorte, não praticam desporto.

A ideia dos nomes surgiu do pai, José Silva Santos, um homem talvez traumatizado por ter nascido com o nome e apelidos mais comuns no Brasil (e em Portugal) na certidão de nascimento.

O correspondente da TSF no Brasil, João Almeida Moreira, assina todas as quintas-feiras no site da TSF a crónica Acontece no Brasil.