Presidente da República português está em visita oficial aos EUA.
Marcelo Rebelo de Sousa está neste momento reunido com Donald Trump, na Casa Branca.
Na declaração conjunta, os dois chefes de Estados falaram sobre temas como migrações e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a União Europeia. O Mundial da Rússia e Cristiano Ronaldo não faltaram à conversa, apesar de Trump admitir que não é grande adepto de futebol.
Nesse momento, Marcelo explicou a Donald Trump que Portugal é campeão europeu de futebol e que tem o melhor jogador do mundo, altura em que Trump assumiu que não segue a modalidade. Porém, em tom de brincadeira, acabou a perguntar ao chefe de Estado se achava expectável que Ronaldo se candidatasse, no futuro, ao lugar de Presidente português.
Em relação à guerra comercial, o Presidente da República mostrou-se satisfeito por saber que o Presidente norte-americano vai reunir com Jean-Claude Juncker para discutir o tema.
E apesar de garantir que não conhecia a posição de Marcelo Rebelo de Sousa sobre as migrações, Trump reafirmou que é importante ter fronteiras bem defendidas.
A questão da Síria também mereceu o comentário de Trump, sendo que o Presidente norte-americano anunciou um encontro em breve com Vladimir Putin.
Recorde-se que no discurso perante a comunidade portuguesa, depois de chegar aos Estados Unidos, Marcelo Rebelo de Sousa relembrou o encontro recente com o Presidente russo, a reunião na Casa Branca com Donald Trump e o facto de um outro chefe de Estado ter uma visita marcada para Portugal, tendo revelado mais tarde tratar-se de Xi Jinping.