Mundo

Sete mortos e 123 migrantes resgatados em novo naufrágio

epaselect epa06860342 Libyan Red Crescent (LRC) rescue workers carry a body of a drowned migrant on a beach after being washed up, Tajoura, 14 kilometers east of Tripoli, Libya, 02 July 2018 (issued 03 July 2018). According to reports, Libyan rescuers found bodies of 17 drowned migrants over the past two days, after a migrant boat sank off the coast on 29 June with some 100 people missing in the incident. EPA/STRINGER Stringer/EPA

Um navio da guarda-costeira líbia retirou os sobreviventes do mar, mas não conseguiu resgatar os corpos de cinco dos mortos.

Pelo menos sete pessoas, duas delas crianças, morreram e outras 123 foram resgatadas do mar após o naufrágio da embarcação em que seguiam ao largo da Líbia, anunciou, esta terça-feira, a guarda-costeira líbia.

Os sobreviventes foram levados para o porto de Tripoli e deverão ser transferidos para um centro de detenção na capital líbia, disse o capitão do navio, Rami Ghommeidh.

As duas crianças foram encontradas mortas dentro da embarcação, acrescentou.

Este novo naufrágio faz subir para 180 o número de migrantes mortos ou desaparecidos desde sexta-feira ao largo da Líbia, segundo um balanço da agência France-Presse dos números fornecidos pela guarda-costeira do país.

Na sexta-feira, os corpos de três bebés foram resgatados da água e uma centena de pessoas desapareceram depois do naufrágio da embarcação em que seguiam.

Outras 63 pessoas, que viajavam noutra embarcação, estão desaparecidas desde domingo, segundo um porta-voz da Marinha líbia, Ayoub Kacem.

O mesmo porta-voz disse ainda que nas últimas horas navios-patrulha líbios intercetaram 276 pessoas que partiram da costa líbia e tentavam atravessar o Mediterrâneo, em três operações realizadas na segunda-feira.

Entre os 276 havia 29 mulheres e 54 crianças, provenientes de 14 países da África Subsaariana, 29 sudaneses e um egípcio.