Mundo

O que é ser humano? Merkel e Orban não estão de acordo na resposta

EPA

A chanceler Angela Merkel e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban desentenderam-se na conferência de imprensa conjunta em Berlim.

Pela primeira vez em três anos, a chanceler alemã e o primeiro-ministro húngaro reuniram-se em Berlim. O ponto fulcral na reunião de ambos os líderes foi a crise migratória que Europa atravessa. No final do encontro, Angela Merkel e Viktor Orbán entraram em confronto por causa da política migratória seguida pela União Europeia.

O chefe do governo húngaro argumentou que a única maneira de lidar com os refugiados é "fechar as fronteiras" do velho continente. "Não podemos deixar entrar pessoas que trazem problemas", disse Orbán na conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, acrescentando que a Europa deve ajudar os países de origem dos refugiados.

Angela Merkel expressou uma opinião bem diferente sobre a crise migratória, abordando-a com uma questão sobre "humanidade". "A alma da Europa é a humanidade e, se queremos manter essa alma e desempenhar um papel com esses valores, não podemos negar ajuda aos refugiados", disse a chanceler.