Vida

Bloqueios de camiões na fronteira franco-espanhola

Mais de três centenas de camiões estão bloqueados do lado espanhol da fronteira franco-espanhola por causa de um protesto contra a subida dos combustíveis. Do lado francês da fronteira também se está a verificar um protesto.

Mais de três centenas de camiões estão bloqueados na fronteira entre Espanha e França devido a um piquete instalado por elementos ligados à paralisação dos transportadores em Espanha que vigora desde as 0:00 desta segunda-feira.

O tráfego de camiões está a ser bloqueado desde domingo à noite pelos camionistas espanhóis que têm como objectivo protestar contra o aumento do preço dos combustíveis.

Do lado francês da fronteira também se está a verificar um bloqueio desde as 6:15 locais (menos uma hora em Lisboa) através de cerca de dezena e meia de camiões franceses provenientes de Perpignan, em França.

Estes camiões estão apenas a bloquear apenas o acesso a pesados, deixando passar os restantes veículos, ligeiros e autocarros, tal como acontece do lado espanhol.

Os camionistas franceses têm o objectivo de chamar à atenção da «necessidade de harmonização do preço do gasóleo europeu», mas também de «apoiar os camionistas espanhóis».