Em Vila Nova de Milfontes, há um pátio onde o melhor de dois mundos - terra e mar - chega à mesa, em doses fartas, com qualidade e sabor, graças a uma culinária sóbria.
É uma das praias mais conhecidas e frequentadas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina. Situada na foz do rio Mira, Vila Nova de Milfontes já foi sede de concelho durante 350 anos, logo após a fundação da localidade, ordenada por D. João II, em 1496.
Os frequentes ataques dos piratas oriundos de Marrocos levaram à construção, em local estratégico, nos finais do século XVI, do forte de S. Clemente, vulgarmente conhecido por castelo.
É o ex-líbris desta localidade onde, na rua do Pinhal, tem porta aberta o Pátio Alentejano, restaurante conhecido pelas doses generosas e uma cozinha que trabalha bem os produtos do mar e da terra, particularmente fértil naquela orla da nossa costa.
O restaurante compreende dois espaços distintos: a sala de entrada, de ambiente mais clássico, e a superfície interior que dá nome à casa. Um pátio desafogado, preenchido com mesas em madeira e bancos corridos, chão em ladrilho e muita funcionalidade. Está, regra geral, cheio de alegres comensais, atraídos pela boa relação preço/qualidade. Assim, é mais prudente efetuar reserva para saborear diversificado tipo de vitualhas neste pátio de ambiente descontraído.
A ementa do dia é a mais variada, uma vez que depende, regra geral, do que surge no mercado e muito em particular na lota.
A grelha desempenha papel importante e por ela passam sargo, linguado, peixe-espada preto, dourada e as mais prosaicas sardinhas.
As sugestões podem incluir abrótea frita com arroz de tomate, uma excelente feijoada de búzios ou linguadinhos fritos com arroz de feijão.
O mar de escolhas alarga-se com arroz de safio e raia de alhada.
O bacalhau, nomeadamente à casa, e o polvo fazem parte das propostas, que incluem um capítulo de pratos de carne, a maioria de essência alentejana.
Cabidela de galinha com batata; as tradicionais migas com carne de porco; favas com entrecosto, feijoada de coelho; lombo de porco estufado ou frango do campo com pimentos são eventuais propostas escritas a giz no quadro preto afixado dia a dia.
A doçaria alentejana abrilhanta as sobremesas. Garrafeira suficiente, com destaque para os vinhos alentejanos. Serviço simpático neste Pátio Alentejano em Vila Nova de Milfontes.
Onde fica:
Localização: R. Custódio Brás Pacheco 43, 7645-215 Vila Nova de Milfontes
Telef.: 283 997 164