Euro 2008

Empate entre Polónia e Áustria coloca Croácia nos quartos-de-final

Ivica Vastic Epa

A Polónia e a Áustria empataram a uma bola, esta quinta-feira, num jogo da segunda jornada do grupo B do Euro2008 de futebol, colocando assim a Croácia nos quartos-de-final e fora do caminho de Portugal na próxima fase.

A selecção polaca abriu o marcador aos 30 minutos, pelo pé de Roger Guerreiro, brasileiro de São Paulo naturalizado pela Polónia, que finalizou uma jogada em que estiveram envolvidos Smolarek e o ex-vimarenense Saganowski, que fez o passe final.

Na segunda parte, quando tudo parecia pender para o lado da Polónia, uma momentânea falta de calma deu em grande penalidade que Vastic converteu, já o cronómetro do árbitro, o britânico Howard Webb, marcava 93 minutos.

Na última jornada do grupo, agendada para 16 de Junho, a Polónia defronta a Croácia, enquanto a Alemanha joga contra a co-anfitriã Áustria, numa ronda em que há três candidatos para o segundo lugar, o último que garante a presença na próxima fase.

Mais evoluídos tecnicamente, os polacos ainda podem atingir o segundo lugar do grupo, mas tudo está mais difícil para eles, porque terão de ganhar à Croácia por mais de um golo de diferença e esperar que a Áustria ganhe à Alemanha pela margem mínima.

No Estádio Ernst Happel, em Viena, perante cerca de 50 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Áustria: Macho, Garics, Prodl, Stranzl, Pogatetz, Aufthauser (Saumel, 74), Ivanschitz (Vastic, 64), Leitgeb, Korkmaz, Harnik e Linz (Kienast, 64).

Suplentes: Manninger, Ozcan, Standfest, Fuchs, Vastic, Gercaliu, Katzer, Patocka, Hiden, Kienast, Saumel e Hoffer.

Polónia: Boruc, Wasilewski, Jop (Golanski, 46), Bak, Zewlakow, Lewandowski, Dudka, Krzynowek, Guerreiro (Murawski, 84), Smolarek e Saganowski (Lobodzinski, 82).

Suplentes: Kowalewski, Fabianski, Wawrzyniak, Golanski, Gargula, Pazdan, Lobodzinski, Murawski, Zahorski e Kokoszka.