Euro 2008

Portugal enfrenta Alemanha nos quartos-de-final

Jogadores da Alemanha festejam golo Epa

Um golo de Ballack, aos 49 minutos, permitiu, esta segunda-feira, à Alemanha vencer a Áustria e colocou-a no caminho de Portugal nos quartos-de-final do Euro2008, como segunda classificada do Grupo B.

Após a derrota da jornada anterior com a Croácia e uma vitória na estreia frente à Polónia, a equipa alemã precisava de, pelo menos, empatar para assegurar um posto na fase.

A Alemanha foi a primeira equipa a dispor de uma oportunidade clara de golo, aos cinco minutos, mas o avançado Mario Gomez falhou clamorosamente na pequena área, sem oposição.

Hoffer pediu grande penalidade por uma alegada falta de Metzelder, mas o árbitro espanhol Mejuto Gonzalez nada assinalou, aos 18 minutos, e pouco depois recebeu a bola na área, mas Lehmann conseguiu ir aos pés do avançado austríaco retirar-lhe o esférico.

Depois disso, um remate de Podolski, aos 23 minutos, e uma cabeçada de Klose, aos 32, foram as poucas jogadas da Alemanha na área rival, enquanto Lehmann teve de opor ao remate de longe de Garics, aos 38.

A cinco minutos do final do primeiro tempo, o quarto árbitro, Damir Skomina, deu instruções ao juiz principal para expulsar os dois seleccionadores, Josef Hickersberger, da Áustria, e Joachim Low, da Alemanha, após uma troca de palavras entre os dois, que foram para as bancadas ver o encontro chegar ao intervalo empatado a zero.

O segundo tempo começou praticamente com o primeiro golo da Alemanha, aos 49 minutos, por Ballack, na transformação de um livre directo.

Aos 78 minutos, a Alemanha pediu uma grande penalidade numa alegada falta do guarda-redes Macho sobre Klose, mas Mejuto Gonzalez assinalou pontapé de canto, na sequência do qual Garics quase traia o seu "guardião", que teve de sacudir a punhos para evitar o auto-golo.

Aos 81, Ivanschitz conseguiu entrar na área alemã com a bola controlada, mas quando ia rematar a bola foi cortada por Lahm, e aos 91 minutos, Frings ainda atirou ligeiramente ao lado.

No Estádio Ernst Happel, em Viena., perante cerca de 50 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Áustria: Macho, Garics, Stranzl, Hiden (Lietgeb, 55), Pogatetz, Aufhauser (Saumel, 63), Harnik (Kienast, 67), Ivanschitz, Fuchs, Korkmaz e Hoffer.

Suplentes: Manninger, Ozcan, Standfest, Vastic, Leitgeb, Linz, Gercaliu, Katzer, Patocka, Kienast e Saumel.

Alemanha: Lehmann, Friedrich, Mertesacker, Metzelder, Lahm, Frings, Ballack, Fritz, Podolski (Neuville, 83), Gomez (Hitzlsperger, 60) e Klose.

Suplentes: Enke, Adler, Jansen, Westermann, Rolfes, Neuville, Trachowski, Hitzlsperger, Borowski, Odonkor e Kuranyi.

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Stranzl (13), Hoffer (31), Ivanschitz (48). Expulsão simultânea (40) dos seleccionadores da Áustria e da Alemanha, Josef Hickersberger e Joachim Low, respectivamente.