Euro 2008

Croácia coloca Polónia no último lugar

Artur Boruc Epa

Um golo solitário de Klasnic aos 52 minutos assinou, esta segunda-feira, a vitória da Croácia frente à Polónia, num jogo a contar para o Grupo B do Euro2008 de futebol que empurrou o adversário para o último lugar.

Os croatas vão assim defrontar a Turquia nos quartos-de-final, enquanto a Alemanha, que ganhou à Áustria pelo mesmo resultado, vai ser a adversária de Portugal, quinta-feira.

A precisar de vencer por três golos de diferença e esperar que a Áustria derrotasse a Alemanha pela margem mínima, a equipa de Leo Beenhakker não mostrou argumentos para operar a sua parte do milagre.

A Polónia até começou melhor, instalando-se no meio campo adversário, e podia ter marcado, principalmente quando, aos onze minutos, Dudka cabeceou com perigo, mas ao lado.

A Croácia, que jogou com uma equipa secundária, acabou por assentar o seu futebol e, progressivamente, assumiu as rédeas pelos quinze minutos, altura em que Pranjic tentou um "chapéu", que saiu ao lado.

O guarda-redes polaco Boruc seria mesmo decisivo a aguentar o nulo até ao intervalo, ao opor-se da melhor forma a Klasnic, por duas vezes, e Rakitic, que lhe surgiram pela frente.

A Polónia não revelava argumentos para vencer: 10-5 em remates ao intervalo traduzia o claro maior pendor ofensivo do conjunto dos Balcãs, que apenas falhava na pontaria.

Se ainda restava alguma esperança, o sonho polaco ruiu com o golo de Klasnic, que, liberto, deu o melhor seguimento a um cruzamento atrasado de Pranjic.

Aos 60, Pranjic acertou na trave e, na resposta, Guerreiro, à meia volta, errou por pouco: a melhor oportunidade para a Polónia foi desperdiçada por Zahorski, que, isolado, não conseguiu ultrapassar Runje.

No Estádio Worthersee, em Klagenfurt, perante cerca de 30 mil espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:

Polónia: Boruc, Wasilewski, Zewlakow, Dudka, Wawrzyniak, Lewankowski (Kokoszka, 46), Murawski, Krzynówek, Lobodzinski (Smolarek, 55), Guerreiro e Saganowskiv (Zahorski, 70).

Suplentes: Kowalewski, Fabianski, Jop, Golanski, Bak, Gargula, Pazdan, Zahorski, Kokoszka e Smolarek.

Croácia: Runje, Simic, Vejic, Knezevic (Corluka, 28), Pranjic, Vukojevic, Pokrivac, Leko, Rakitic, Petric (Kranjcar, 75) e Klasnic (Kalinic, 75).

Suplentes: Pletikosa, Galinovic, Simunic, Robert Kovac, Corluka, Kalinic, Niko Kovac, Srna, Modric, Olic, Kranjcar e Budan.

Acção disciplinar: cartão amarelo a Pokrivac (38 m), Vejic (45), Zahorski (84) e Vukojevic (86).