Segurança

GNR com "operação de grande visibilidade" para Concentração Motard de Faro

Pero Pinheiro, 01/04/2018 - Decorreu hoje o 11º Compasso Motard de Sintra com o Padre Avelino Alves, em Pero Pinheiro. ( Álvaro Isidoro / Global Imagens ) Álvaro Isidoro / Global Imagens

Militares vão estar particularmente atentos às vias de acesso ao local e empenhar diversas equipas.

Os olhos das forças policiais estão postos na Concentração Motard de Faro.

O evento começa na quinta feira mas já há muitos motards nas redondezas e a GNR já anunciou que vai patrulhar a zona e terá de prevenção equipas especiais.

A GNR não quer dizer, por outro lado, quantos efetivos terá no local, nem se vai reforçar os meios de segurança.

"Temos forças da unidade de intervenção, nomeadamente dos grupos de intervenção de Ordem Pública e Cinotécnico", avança o tenente Carvalho Afonso, relações públicas da GNR de Faro.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana afirma que no âmbito deste evento vai montar uma operação de segurança de " grande visibilidade" dirigida não só aos motociclistas mas também a automobilistas e público em geral.

Sobretudo nas principais vias de acesso à Concentração, no próprio local, junto ao aeroporto e à praia de Faro, de modo a garantir um patrulhamento permanente nos dias em que decorre a Concentração de motos.

Os dispositivo territorial, de Trânsito, de Investigação Criminal e uma força de Intervenção junto ao local da concentração e na Praia de Faro, são os meios alocados a este evento que este ano espera ter 18 mil motociclistas inscritos.

Um dispositivo que acaba por não ser muito diferente dos anos anteriores, apesar de em qualquer momento a GNR estar preparada para ter reforços no local.

Cuidados redobrados depois das detenções de membros dos Hells Angels e da Polícia Judiciária ter vindo dizer que ela aconteceram nesta altura para prevenir eventuais incidentes na Concentração Motard de Faro.

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou esta quarta-feira prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo de motociclistas Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes.

Segundo um advogado de defesa, os arguidos que ficam em liberdade estão proibidos de participar na concentração do Moto Clube de Faro.

Esta concentração internacional de motos, considerada uma das mais importantes da Europa, vai realizar-se em Faro, no Algarve, entre 19 e 22 de julho, juntando milhares de motociclistas, nacionais e internacionais.