Mundo

Mbeki falha reunião da SADC sobre Zimbabué

Thabo Mbeki Direitos Reservados

O presidente sul-africano vai falhar a reunião desta quarta-feira da SADC que vai analisar a situação no Zimbabué. O porta-voz de Thabo Mbeki explicou que a reunião vai juntar a troika da organização, daqual a África do Sul não faz parte.

O presidente sul-africano não vai marcar presença na reunião extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) marcada para esta quarta-feira na Suazilândia e que vai analisar a situação no Zimbabué.

O porta-voz de Thabo Mbeki confirmou que o presidente sul-africano não foi convidado para esta reunião, muito embora tenha sido encarregado por esta organização para mediar o conflito no Zimbabué.

«Trata-se de uma reunião da troika da SADC e o sr. Mbeki não é membro da troika. O presidente Mbeki não foi convidado para esta reunião», acrescentou Mukoni Rashintanga, numa referência à troika constituída pela Suazilândia, Angola e Tanzânia.

Antes um comunicado do governo tanzaniano dava conta dos convites para esta reunião endereçados não só a Thabo Mbeki, mas também ao presidente da Zâmbia, Levy Mwanawasa, que actualmente preside à SADC.

Este comunicado adiantou ainda que o encontro tinha como objectivo «discutir como a SADC e a sua troika para a política, defesa e segurança poderá ajudar o Zimbabué a sair do seu actual estado de conflito».