Mundo

Tsvangirai dá 24 horas para Mugabe negociar

EPA

Morgan Tsvangirai deu 24 horas ao presidente Robert Mugabe para iniciar negociações com o líder da oposição no Zimbabué. Em entrevista ao diário britânico Times, o líder do MDC considerou impossível negociar com um presidente ilegítimo.

O líder da oposição zimbabuena deu 24 horas ao presidente Robert Mugabe para negociar ou então ser considerado como um líder ilegítimo responsável pela morte de civis.

Em entrevista ao diário britânico Times, nas vésperas da segunda volta das presidenciais de sexta-feira, Morgan Tsvangirai explicou que será impossível negociar caso Mugabe «se declare vencedor e se considere presidente».

Caso Mugabe tente negociar depois das eleições de sexta-feira, o líder do MDC assegurou que vai acusar o presidente do Zimbabué de ter usado de violência contra os apoiantes do MDC e de matar civis desarmados.

«Como se pode intitular de presidente eleito? Você é ilegítimo e eu não vou falar com um presidente ilegítimo», será a mensagem que Tsvangirai garantiu que vai dizer a Mugabe.

Esta entrevista foi publicada horas depois de uma reunião da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral ter dito que uma eventual reeleição de Mugabe poderia acarretar alguma ilegitimidade por causa do actual clima de violência no país.

A troika da SADC, que confirmou a presença de um alto negociador da organização em Harare, apelou ainda a conversações entre o governo de Mugabe e a oposição antes da marcação de uma nova data de eleições.